Prática veterinária e gestão de resíduos

A clínica veterinária também está equipada com: equipamento veterinário portátil, recipientes que garantam a esterilidade do equipamento transportado, equipamentos e dispositivos para armazenamento, durante o transporte, de medicamentos, artigos sanitários, equipamentos descartáveis e outros produtos médicos, de acordo com os requisitos especificados pelo seu fabricante ou resultantes das suas características individuais – no caso de prestação de serviços veterinários fora do consultório .

O proprietário de uma instalação de tratamento de animais deve gerir os resíduos da forma correta – celebrar um acordo de transferência de resíduos com uma empresa de recolha, armazenamento e transporte de resíduos, que possua a respectiva licença. O registo de resíduos é mantido com os seguintes documentos: um cartão de registro de resíduos mantido para cada tipo de resíduo separadamente, e cartões de transferência de resíduos. Uma prática veterinária pode manter um registro simplificado de resíduos se produzir resíduos perigosos na quantidade de até 100 kg por ano.
banho e tosa paraiso marcar horario
O cadastro simplificado de resíduos consiste na elaboração e arquivamento apenas de cartões de transferência de resíduos, sem a necessidade de criação de fichas de registro de resíduos. Independentemente da forma de manter os registos de resíduos, o veterinário é obrigado a preparar uma “lista coletiva de dados sobre os tipos e quantidades de resíduos, sobre os métodos de gestão de resíduos, bem como sobre as instalações e dispositivos utilizados para a valorização e eliminação de resíduos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *