A clínica é, por construção, uma rede informal de médicos privados

Clinica Boechat Teste de Esteira
Com efeito, se falarmos da clínica médica como um “balcão único”, a verdade é que a clínica médica é apenas o agrupamento de médicos privados que podem navegar de um estabelecimento para outro, o que leva a tornar porosas as fronteiras organizacionais da clínica.

Na realidade, essa característica fundamental para a clínica privada contribui para torná-la uma rede natural. A complexidade de tal estrutura decorre do fato de que um mesmo médico pode se ver envolvido em diferentes estruturas juridicamente distintas movidas por lógicas e estratégias diferentes ou mesmo contraditórias.

Essa porosidade consubstancial mantém a ilusão de uma entidade única, embora oculte microestruturas independentes e autônomas. O funcionamento da clínica é, portanto, ontologicamente baseado em um modo de rede.

Como apontaram Claveranne e Pascal, a medicina moderna inventou a “aldeia global” antes que o conceito experimentasse o sucesso que conhecemos: “assim que o conhecimento médico foi dividido entre vários profissionais, o ajuste entre estes se deu em torno e a partir do redes que foram formadas de acordo com habilidades, conhecimentos, mas também escolas, sensibilidades e até interesses financeiros”. É o paradoxo do sistema de saúde atual querer estabelecer e regular redes em um setor baseado consubstancialmente na forma de rede.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *